Caio César Teixeira
Atuação: Formado em Relações Públicas, trabalho há 5 anos na área de comunicação. Atualmente sou Coordenador Geral da Usina dos Atos e Assistente de Projetos do Instituto Pró-Livro

O meu envolvimento com atividades artísticas e sobretudo com o teatro. Durante 9 anos, ao lado de outras crianças e jovens participei de diversos trabalhos com esse foco. Mas não foi só isso, o fato de gostar de escrever e de alguma forma provocar as pessoas para pensarem, participar de debates e contribuir para o desenvolvimento coletivo dessas pessoas foram as minhas grandes motivações. Eu acredito que todos nós temos capacidade de mudar, aprender e se desenvolver, mas muitas vezes falta incentivo, alguém mostrar que é possível fazer diferente, que é possível realizar os seus sonhos, enfim. O Projeto 1ª CENA é isso, um curso que valoriza a capacidade criativa, a pró-atividade dos participantes e sobretudo o Protagonismo Juvenil, ou seja, o jovem como líder, como agente da cultura, alguém que contribuirá para que a sociedade possa se transformar. Trata-se de uma grande corrente de sensibilização!
Sobre os colaboradores, como é a relação entre eles?
Bom, por se tratar de um grupo e não uma instituição que possui fontes de recursos, é importante dizer que as pessoas dividem seu tempo com outros trabalhos e assim como qualquer outro coletivo há pontos positivas e negativos. Há muitas pessoas que compreendem a realidade do coletivo e busca efetivamente contribuir para seu desenvolvimento, sempre que pode. Preocupa-se, acompanha de perto, enfim, todos fazem o que podem para colaborar. Por outro lado, todo e qualquer coletivo sofre com evasão de pessoas, atitudes que não visam o todo, ou seja, algumas pessoas entram para participar de um coletivo, mas não compreendem o tamanho da responsabilidade e essa percepção é muito pessoal. Enfim, na Usina dos Atos nós buscamos realizar os projetos com muita transparência, cuidado e carinho e mesmo que ocorra qualquer problema interno, evitamos que os mesmo impactem nossas iniciativas.
Como você vê a Usina futuramente?
Em sua música, Raul Seixas afirmou que: “Sonho que se sonha só, É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Nesse sentido, destaco que a Usina dos Atos e qualquer uma de suas iniciativas jamais teriam ou terão (para as que serão criadas e desenvolvidas) futuro se não existissem as pessoas. Ninguém realiza qualquer projeto que seja, sozinho, é impossível. O bem mais precioso de uma instituição, seja ela de qual setor for, 1°, 2° ou 3° setor, são as pessoas. Os projetos são instrumentos, ferramentas de transformação, conduzidos em conjunto por pessoas. O que eu posso dizer além disso, é que no que depender de mim, a Usina dos Atos terá um futuro incrível e plantará sementes em prol de um mundo mais humano e justo.
Qual a contribuição da Usina dos Atos na sua vida pessoal?
Muitas coisas, destacarei algumas, paciência, conhecimento, criatividades e respeito as diferenças etc. É um processo de troca, eu aprendo, ensino e quando acho que já aprendi, tenho que aprender de novo, não tem fim, mas é um prazer imenso.
Contato: caio@usinadosatos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário